Kit Cipa, O que Deve Conter no Kit Cipa?
ORÇAMENTO Kit Cipa, O que Deve Conter no Kit Cipa?

Kit Cipa, O que Deve Conter no Kit Cipa?

Você já ouviu falar no Kit Cipa? Segundo a NR-7.5.1 do Ministério do Trabalho, é obrigatório que todas as empresas – independentemente do seu tamanho – possuam o Kit Cipa armazenado em local adequado, aos cuidados de uma pessoa capacitada para atuar em situações emergenciais, como em casos de acidentes laborais.


O objetivo do kit Cipa é possibilitar a estabilização do paciente, amenizando os efeitos do acidente de maneira ágil no próprio local de trabalho. Quer saber mais sobre essa condição obrigatória? Continue a leitura!


Afinal, o que é um Kit Cipa?


Para quem não sabe, a palavra CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, uma comissão que tem como objetivo garantir a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores, planejando e desenvolvendo atividades que ajudem a prevenir acidentes e doenças no trabalho.


Uma das medidas obrigatórias, prevista por lei – estabelecida pela Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho – para a prevenção de acidentes em empresas, é ter um kit de primeiros socorros sempre abastecido.


O que deve conter no Kit Cipa?


Os materiais para compor o Kit Cipa podem variar de acordo com as atividades que forem exercidas dentro da empresa, considerando os tipos de riscos aos quais os colaboradores serão expostos.


Por exemplo, em empresas nas quais os riscos de acidentes são menores, alguns itens básicos como tesoura, termômetro, luvas cirúrgicas, algodão hidrófilo, antisséptico, álcool de 70%, máscara de proteção, ataduras de crepe, gaze, band-aid, entre outros, podem ser suficientes para montar um Kit Cipa essencial.


Já para empresas onde existe um grau de risco maior, outros itens como colar cervical, talas para imobilização, entre outros, deverão ser acrescentados ao kit. Saiba mais sobre o Kit Cipa para empresas.


É importante ressaltar que, apenas uma análise cuidadosa e profissional é capaz de avaliar quais são os possíveis riscos que as atividades laborais da sua empresa podem estar oferecendo aos seus colaboradores. Saiba mais sobre o Kit Cipa completo.


Armazenamento dos itens e prazo de validade


Além de ser necessário ter uma pessoa capacitada para a escolha dos itens e manuseio em casos de acidentes, é imprescindível que o kit seja armazenado corretamente, seguindo todas as normas da NR-7, levando em consideração a manutenção dos itens, bem como o prazo de validade.

Por isso, o kit deve passar periodicamente por uma avaliação, com o fim de substituir possíveis materiais vencidos, evitando prejuízos à saúde dos colaboradores.


Medicamentos: itens permanentemente proibidos no Kit Cipa

Conforme o decreto Nº 20.931/32, que regulamenta o exercício de atividades médicas e farmacêuticas no país, o kit não deve conter qualquer tipo de medicamento. A empresa ou organização que desconsiderar tal decreto estará sujeita a responder por crime respaldado pelo Código Penal Brasileiro, segundo os artigos 182 e 184.


Onde encontrar o Kit Cipa? Conheça a Renovo Comercial!

A Renovo Comercial é uma empresa que leva muito a sério a segurança e, por isso, conta sempre com as melhores linhas profissionais de produtos para compor o seu kit de primeiros socorros. Quer saber mais sobre o Kit Cipa? Entre em contato pelo telefone (11) 2774-2681 ou clique aqui e solicite seu orçamento.

Compartilhe:
WhatsApp Renovo Comercial