Equipamentos de Primeiros Socorros

Equipamentos de Primeiros Socorros

Equipamentos de primeiros socorros como: óculos de proteção, colar cervical, luvas tipo cirúrgica, máscara de proteção facial, pinça, tesoura, termômetro e itens para curativos como: algodão hidrófilo, gaze esterilizada, esparadrapo, ataduras de crepe, caixa de curativo adesivo, solução de iodo, água oxigenada, álcool 70%, água boricada, etc.

Equipamentos de Primeiros Socorros

A segurança no trabalho tem o objetivo de preservar a vida dos funcionários e até melhorar sua qualidade de vida evitando possíveis agravamentos em casos de acidentes. Porém, mesmo mantendo ambientes seguros, com todo cuidado e cautela, ninguém está imune de sofrer acidentes. Por esse motivo é imprescindível contar com equipamentos de primeiros socorros para resgates e emergências sempre a disposição. 

Segundo a NR7 PCMSO (programa de controle médico e saúde ocupacional) no item 7.5.1 todo estabelecimento deve conter equipamentos de primeiros socorros para prestar o atendimento adequado, sempre considerando as características próprias da atividade desenvolvida.

Se a empresa não contar com um médico ou enfermeiro é importante qualificar um profissional a isto, com treinamentos adequados para poder manusear os equipamentos de primeiros socorros de forma correta em casos de ferimentos, males súbitos, convulsões, desmaios, envenenamento, intoxicação, queimaduras e entre outros.

Alguns dos equipamentos de primeiros socorros para resgates e emergências

Alguns dos equipamentos de primeiros socorros que devem conter no Kit Cipa são: óculos de proteção, colar cervical, luvas tipo cirúrgica, máscara de proteção facial, pinça, tesoura, termômetro.

Os materiais para curativos são: algodão hidrófilo, gaze esterilizada, esparadrapo, ataduras de crepe, caixa de curativo adesivo, solução de iodo, solução de timerol, água oxigenada, álcool 70%, água boricada entre outros.

Devemos lembrar que os equipamentos de primeiros socorros não devem conter remédios. Medicar ou não, fica a critério do médico responsável.  O atendimento deve ser somente para primeiros socorros e caso não haja um médico no local e o acidentado precisar de medicação o ideal é leva-lo ao hospital ou um pronto atendimento.

As empresas devem adotar diversos tipos de campanhas para orientar seus colaboradores sobre as consequências de uso de entorpecentes, campanhas sobre reeducação alimentar, acompanhamento de pressão arterial, sedentarismo e qualidade de vida, etc. Desta forma as chances de ser necessário utilizar equipamentos de primeiros socorros para emergências e resgates diminuem consideravelmente. 

A empresa e o técnico de segurança do trabalho devem sempre trabalhar para conscientizar e melhorar a qualidade de vida dos funcionários. 

Quer saber mais sobre os equipamentos de primeiros socorros? Entre em contato com a Renovo Comercial agora mesmo pelo telefone (11) 2774-2681.

Saiba mais sobre:

Kit Cipa Completo

Kit Cipa com Prancha

Fabricante de kit de primeiros socorros

WhatsApp Renovo Comercial